Agência de marketing funciona sim! | AnaMid

Agência de marketing funciona sim!

Nos últimos dias, uma peça publicitária da V4 Company chamou atenção ao sugerir que investir em uma agência de marketing seria “jogar dinheiro no lixo”. Segundo a empresa, essa é a opinião de quase todo empresário que ela conversa. Essa narrativa, além de questionável, pode levar a uma percepção distorcida do mercado e enfraquecer a confiança nos serviços prestados pelo setor digital.

Este aqui é o vídeo que foi vinculado, via campanha patrocinada da V4 Company, na rede social Instagram.

“Cara, é jogar o dinheiro da empresa no lixo”.

“Isso é o que quase todo empresário fala sobre ter contrato uma agência de marketing”.

Em observação, para mantermos o texto conforme está na peça publicitária existe um erro de digitação na peça, ao invés de estar escrito “contratado”, está escrito “contrato” e mantivemos o mesmo texto acima.

O problema das narrativas enganosas

Campanhas de marketing que utilizam argumentos questionáveis para tirar a credibilidade de concorrentes não são novidade, mas são extremamente prejudiciais ao mercado.

Ao afirmar que a contratação de uma agência de marketing seria desperdício de recursos, a V4 Company reforça um discurso que desconsidera a complexidade das estratégias de marketing e os fatores que influenciam seus resultados. 

Essa abordagem pode gerar insegurança em empresários que ainda não compreendem o valor real destes serviços, especialmente em estratégias que demandam construção de médio a longo prazo. Muitas vezes, há desafios internos nas empresas que precisam ser resolvidos antes que o marketing possa gerar impactos significativos, e os recursos disponíveis para ações de marketing e tecnologia nem sempre são suficientes.

Estudos indicam que empresas que investem em marketing digital crescem, em média, 2,8 vezes mais do que aquelas que não investem (Fonte: BCG, 2023).

Além disso, uma pesquisa da McKinsey & Company revelou que 78% das empresas que possuem estratégias robustas de marketing digital experimentam um aumento significativo na aquisição e retenção de clientes.

Esses números evidenciam o impacto positivo do marketing bem estruturado e refutam a visão de que esse investimento é irrelevante ou ineficaz.

Concorrência desleal e o impacto no mercado

Práticas que geram desinformação e afetam a credibilidade de um setor inteiro são preocupantes. O marketing digital já sofre com a necessidade constante de educar o mercado sobre boas práticas, métricas de desempenho e ROI. Quando uma empresa opta por usar o discurso de medo e desconfiança para promover seus serviços, o impacto negativo não se restringe aos concorrentes diretos, mas a todo o setor, dificultando o desenvolvimento saudável do mercado.

Além disso, essa estratégia pode ser enquadrada como concorrência desleal e propaganda enganosa, conforme os artigos 1º, 27 e 32 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP) do Conar (Código CONAR 2024).

O Presidente Nacional da AnaMid, Rodrigo Neves, afirma que: “o setor digital precisa ser fortalecido com base na ética, transparência e resultados comprovados”.

Essas campanhas não deveriam ser utilizadas como estratégia comercial, pois comprometem a credibilidade de um setor essencial para o desenvolvimento econômico, que movimenta bilhões de reais e emprega milhares de profissionais qualificados.

O mercado se posiciona

O Presidente da AnaMid RS, Sebastião Ribeiro, fez uma publicação pertinente sobre esse tema em seu LinkedIn (leia aqui). Ele faz uma analogia clara: imagine que você tem uma padaria e produz um pão artesanal de alta qualidade, e seu concorrente decide não apenas dizer que seu pão é melhor, mas que todos os outros pães do mercado são imprestáveis. Esse tipo de atitude não apenas prejudica o concorrente, mas afeta a credibilidade de todo o setor e pode gerar desconfiança no público.

O mesmo acontece no marketing digital: empresas sérias, que fazem parte de associações e fóruns para discutir boas práticas, trabalham para engrandecer o mercado e oferecer soluções personalizadas para cada cliente. Estratégias generalizadas e fórmulas milagrosas não apenas falham, mas afetam negativamente a percepção do setor como um todo. Como Sebastião bem coloca, “o barato sai caro”.

Já Juliana Diniz, Diretora da NoblindDZ e Presidente da AnaMid RJ, ressalta:

“Se perdemos uma concorrência direta para eles foi apenas uma. Porém, já recebemos alguns clientes vindos deles. O problema maior não está apenas na perda de clientes, mas no impacto que esse tipo de abordagem gera na percepção do mercado.

Os clientes vêm com visões equivocadas e consequentemente com expectativas que não irão se cumprir. A mais crítica delas é a promessa de resultados rápidos, algo que pode comprometer a confiança dos empresários no marketing digital como um todo.

Dessa forma, no médio prazo, esses clientes acham que não “sabemos” trabalhar ou que não vale a pena investir em marketing. Já ouvi inúmeras vezes sobre o cansaço de ficar trocando de agência e de não saber quem de fato está falando a verdade. Precisamos estabelecer um padrão de comunicação e ética que beneficie todo o setor.”

Sustentabilidade de mercado e responsabilidade empresarial

No contexto das políticas de ESG, que norteiam a certificação da AnaMid, entendemos que a responsabilidade de uma empresa vai além de seu próprio lucro. Sustentabilidade empresarial não se restringe ao meio ambiente, mas também à manutenção de um mercado saudável e confiável para todos os envolvidos – clientes, fornecedores e concorrentes.

Malu Melo, Diretora Nacional de Sustentabilidade da AnaMid ressalta que: “Quando uma empresa adota estratégias que desvalorizam um setor inteiro em benefício próprio, ela compromete a sustentabilidade do próprio ecossistema do qual faz parte”.

O marketing digital é um pilar fundamental para o crescimento sustentável de empresas de todos os portes, e sua credibilidade deve ser fortalecida com transparência e boas práticas, não com abordagens que desqualificam um serviço essencial para o desenvolvimento dos negócios no ambiente digital.

Empresas que adotam práticas sustentáveis e seguem diretrizes ESG compreendem que um mercado enfraquecido afeta a competitividade, a inovação e a confiança dos clientes. Assim como nos preocupamos com impactos ambientais e sociais, também devemos zelar pela integridade e transparência no setor digital, garantindo que ele continue sendo um motor de crescimento econômico e geração de empregos.

Reflexão sobre modelos de prospecção de clientes e campanhas

A propaganda da V4 Company não apenas desinforma, mas também impacta negativamente a confiança no setor e pode prejudicar profissionais que trabalham de maneira séria e comprometida com resultados reais. É urgente que o setor reaja a esse tipo de prática e estabeleça um compromisso com a ética e a transparência. O marketing digital é uma ferramenta poderosa quando bem aplicada e deve ser tratado como um investimento estratégico, não como uma aposta incerta.

Empresários e profissionais do setor devem exigir mais responsabilidade e repudiar qualquer tentativa de enfraquecer o mercado com desinformação. O futuro do marketing digital depende da credibilidade e das boas práticas que construímos hoje.

Diante desse cenário, deixamos algumas perguntas para que todo o mercado possa refletir:

  • Crescer a qualquer custo realmente vale a pena, se isso significar a destruição da credibilidade do próprio mercado no qual se atua?
  • Se o foco é atrair clientes, não seria mais estratégico educá-los sobre boas práticas em vez de fomentar uma guerra de narrativas baseada em medo e desinformação?

Vamos juntos melhorar o mercado

A V4 Company já demonstrou seu potencial e foi uma das poucas empresas a criar um modelo de franquia para um mercado tão complexo. Agora, esse potencial precisa ser direcionado para práticas mais sustentáveis e alinhadas às necessidades do setor.

Convidamos a V4 Company para uma conversa aberta sobre essas práticas e acreditamos que, ao focarmos na disseminação de informações que gerem mais confiança e menos ceticismo em relação aos serviços de marketing, todo o mercado sairá ganhando.

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